RASGAR AS VESTES - Arrependimento ou remorso?
Josué 7: 6
"...⁶ Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças...".
Culturalmente, o ato de "RASGAR AS VESTES" na Bíblia, era muito normal. Não somente os judeus, como povos orientais tinham esse costume.
Os motivos mais comuns eram:
*Luto.
*Más notícias.
*Indignação.
*Arrependimento.
Essa era a maneira muito utilizada e por muito tempo pelos antigos. A forma de se expressarem.
Até que o profeta Joel, trás uma palavra dos altos céus. Vinda do próprio Deus. Rejeitando tais costumes e ensinando a forma correta de se chegar a ele:
Joel 2: 12 - 13
"...12 Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
¹³ E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal...".
Segundo as palavras de Deus através do profeta, "rasgar o coração", implica em:
*CONVERSÃO DE TODO CORAÇÃO:
Envolve: arrependimento, mudança de comportamento.
Atos 3: 19 20.
"...¹⁹ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
²⁰ E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado...".
*JEJUM.
Envolve: Renúncia, Consagração.
Lucas 14: 33
" ...Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
2 Timóteo 2: 21 - 22.
"... De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor...".
*CHORO E PRANTO.
Enbolve: Humilhação, prostração.
2 Crônicas 7: 14 - 15.
"...¹⁴ E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
¹⁵ Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
¹⁶ Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias...".
Uma genuína transformação de dentro para fora. Do interior que naturalmente irá refletir no exterior!
Mateus 23: 24 - 28
24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.
26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
Que sejamos verdadeiros em nosso posicionamento com Deus.
Que sejamos sinceros em verdadeiramente rasgar o nosso coração.
Dessa forma sim, através da renúncia, da consagração, da busca, expressaremos a vida de Cristo em nós!
Revelaremos o caráter Dele em nossa vida e em meio a qualquer que sejam as circunstâncias, iremos exalar o bom perfume Dele por todo ambiente à nossa volta!
2 Coríntios 2: 14 - 15.
"...14 E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
15 Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem...".

Comentários
Postar um comentário